Palestra Casa das Ciências

“Diálogos Positivos…com Química"

“Diálogos Positivos…com Química"

por Utilizador apagado -
Número de respostas: 0

O Agrupamento de Escolas de Oliveira do Bairro promove palestras com o título “Diálogos Positivos…””. O primeiro Diálogo aconteceu no dia de S. Martinho, na Escola Secundária, tendo como pretexto a comemoraçãodo Ano Internacional da Química.

“Diálogos Positivos… com química” teve neste dia como convidado o Professor Doutor Sérgio Rodrigues, da Universidade de Coimbra, que nos veio falar da química nos livros. Antes da palestra, o nosso convidado foi recebido pelos nossos alunos de restauração, que serviram o jantar, e onde também estiveram presentes alguns professores bem como a diretora do agrupamento. Os alunos de restauração, orientados pelo seu formador, mostraram que já dominam esta arte e contribuíram para um bom início de noite.

Dando início ao Diálogo, o Professor Doutor Sérgio Rodrigues referiu que "A química, assim como o conhecimento e prática desta ciência, está presente em muitas obras literárias e em alguns dos mais importantes livros da história da humanidade. Para além dos químicos como personagens e dos aspetos técnicos, históricos e sociais, a química tem muitas vezes sido usada como imagem e metáfora. É relevante a presença da química na Bíblia, em Os Lusíadas de Luís de Camões, nas obras de Shakespeare, nas Afinidades Electivas de Goethe, em O Capital de Carl Marx e nos livros de Conan Doyle, Stevenson, Isaac Asimov, Primo Levi, assim como em vários outros autores e obras mais recentes, como Harry Potter de J. K. Rowling. Também em Eça de Queirós, Fernando Pessoa, António Gedeão e Vitorino Nemésio, por exemplo, podemos encontrar ligações químicas, as quais emergem dos contactos que estes autores tiveram com esta ciência e as suas realizações, assim como da memória da tecnologia e condições de vida do mundo em que viveram.”

O diálogo aconteceu entre o palestrante e a assistência que se mostrou bastante interessada no tema. Aliás, o objetivo é mesmo o de criar empatia entre convidado e público, promovendo um diálogo informal, em que as nossas dúvidas sobre determinados assuntos podem ser esclarecidas.

Foi, sem dúvida, um bocadinho de noite bem passada e a nossa assistência tinha vontade de prolongar o Diálogo. Fica o convite para os próximos, quer as “Conversas com Chá” quer os “Diálogos Positivos…” pois trazem temas que podem interessar a todos. As informações sobre estas palestras estão na página do agrupamento bem como outras informações de interesse.

Professora Bibliotecária

Rosa Guerra

Anexo CIMG3298.JPG