Palestra Casa das Ciências

Diálogos Positivos com João Paiva

Diálogos Positivos com João Paiva

por Utilizador apagado -
Número de respostas: 0

No dia 19 de outubro, e no âmbito da comemoração do mês internacional das bibliotecas escolares, que este ano teve como lema “A biblioteca: uma chave para o passado, o presente e o futuro”, tivemos na Escola Secundária de Oliveira do Bairro duas palestras subordinadas ao tema “Educação, Ciência e Religião”. Este tema foi desenvolvido pelo professor doutor João Paiva, do departamento de química da universidade do Porto e um dos autores do livro com o mesmo título.

O professor João Paiva, entre as 14:30 e as 16 horas, falou para uma plateia de jovens do 10º e 11º anos que o ouviram colocar questões sobre a religião e às quais a ciência não dá resposta ou questões científicas para as quais a religião dá respostas em que “já nem o menino Jesus acredita”. Foi com um discurso descontraído, apelando sempre ao espírito crítico dos alunos e nunca com o intuito de os fazer acreditar ou não na religião/Deus.  

Houve lugar ao debate, um período de perguntas às quais o professor respondia com a clareza que já lhe conhecemos. Algumas questões foram esclarecidas outras nem por isso, ficou o convite à leitura deste livro que escreveu em parceria com Alfredo Dinis, diretor da Universidade Católica Portuguesa. É claro que esta temática não é pacífica e muitas dúvidas podem ter ficado no ar, a leitura do livro pode esclarecer algumas no entanto também pode levantar outras, mas o que é o ser humano se não uma caixinha de surpresas cheia de dúvidas ilusões e desilusões, alegrias e (des)alegrias.

Este tema voltou a ser abordado pelo professor doutor João Paiva na palestra que teve lugar às 21horas, no auditório da ESOB, agora para um público adulto, pais e encarregados de educação, professores e elementos da comunidade que nos quiseram brindar com a sua presença, uma vez que estas atividades, a esta hora, visam permitir a presença de um maior número de pessoas, pois já está fora do horário laboral.

Mais uma vez, de forma clara e de certo modo tentando provocar o espírito crítico do público, o professor João Paiva falou de Deus, de religião, de ciência e de alguns mitos. Gerou-se alguma interação com os ouvintes e cremos que todos ficámos mais ricos, intelectualmente mais perspicazes e com o sentido crítico mais aguçado.

Queremos daqui agradecer a disponibilidade do professor João Paiva que no mesmo dia nos agraciou com estas duas palestras. Um agradecimento especial também para o nosso público, o habitual que acolhemos com carinho, e os que pela primeira vez nos visitaram, que esperamos tenham gostado, voltem sempre e, como dizia o poeta “tragam um amigo também”.

 

As professoras bibliotecárias do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Bairro

Anexo joaoPaiva1.jpg