Palestra Casa das Ciências

Mais Diálogos Positivos – visita do escritor e investigador JOÃO PAIVA

Mais Diálogos Positivos – visita do escritor e investigador JOÃO PAIVA

por Utilizador apagado -
Número de respostas: 0

No próximo dia 19 de outubro vamos ter na Escola Secundária de Oliveira do Bairro uma palestra de apresentação do livro “Educação, Ciência e Religião”, seguida de debate sobre a temática em causa.

Esta apresentação terá dois momentos: às 14:30 para os alunos do 10º  e 11º anos  e às 21h para os encarregados de educação e comunidade em geral.

A palestra terá lugar no auditório da escola.

 

Sinopse (in Gradiva):

Um livro muito semelhante, em termos de estrutura e conteúdo, ao Cristianismo e Evolucionismo, de John F. Haught. Perguntas que colocam em confronto ciência e religião e às quais se responde de uma perspectiva católica. Os autores advogam a aproximação da ciência e da religião, considerando que não há razão para qualquer choque, uma vez que não se interceptam.

«Este livro é uma reflexão na intersecção da percepção pública da ciência, da educação e da religião. Embora com utilidades específicas para formandos e formadores, destina-se também ao cidadão comum, uma vez que ciência e religião, de uma forma ou de outra, se cruzam com a vida e com as inquietações de muitas pessoas. Motivou esta obra a ideia de que muitos equívocos sobre ciência e religião têm afectado o desejável relacionamento entre estas áreas. Ciência e religião, na convicção dos autores, sem ambiguidades, têm a ganhar com aproximação e diálogo. No ensino, em particular, faltam ferramentas para trabalhar estes temas de forma clara e numa linguagem simples.»

in «Introdução»

 

Autor(es)

ALFREDO DINIS é licenciado em Filosofia e Humanidades pela Faculdade de Filosofia de Braga da Universidade Católica Portuguesa e, actualmente, Director dessa Faculdade. É ainda licenciado em Teologia pela Universidade Gregoriana de Roma, mestre e doutor em História e Filosofia da Ciência pela Universidade de Cambridge, presidente da Sociedade Portuguesa de Ciências Cognitivas e director da revista Pessoas e Sintomas.

JOÃO PAIVA é licenciado em Química e mestre em Ensino da Física e da Química pela Universidade de Coimbra, doutorado em Química pela Universidade de Aveiro e professor na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto e autor de Fascínio de ser Professor e Sabor do Tempo que Passa e co-autor de Sexualidade e Afectos, para além de duas dezenas de manuais escolares de física, química e multimédia.

http://www.gradiva.pt/?q=C/BOOKSSHOW/2513